Cresça seu negócioPOR PONTO URBANOPUBLICADO EM 15/09/2017

Sites imperdíveis para designers empreendedores

Preparamos uma lista para melhorar sua produtividade e ajudar sua criatividade a funcionar!

Dos profissionais que garantiram um lugar ao sol neste novo paradigma da sociedade em redes, os designers são destaque absoluto. As marcas já perceberam a importância de uma identidade visual consistente, de ter postagens com uma arte interessante nas redes sociais, de criar o site de forma intuitiva, enfim: entenderam a relevância de um designer para o sucesso de suas estratégias de marketing. E trabalhar com a criatividade todos os dias requer muito mais do que um coworking bacana para se inspirar! O processo de criação funciona muito melhor quando organizado. Se você apoiar seu trabalho em métodos, tiver boas referências e souber onde buscá-las na hora que precisar, certamente terá ganhos qualitativos de produtividade.

Na Ponto Urbano, temos representantes da área, como a 4Art, trabalhando em nossas unidades diariamente, contribuindo com o frescor criativo de nosso ecossistema de coworking, e nós preparamos, então, este post com algumas dicas de sites e ferramentas que podem ajudar na organização de cada profissional. E vale para outras especialidades também! Afinal, não é só para ver memes que um empreendedor paga internet, certo? ;)

 

Fontes

What Fontis: http://www.whatfontis.com/

Sabe aquela fonte maravilhosa que você viu em um anúncio/arte/referência, que é perfeita para o seu projeto gráfico, mas da qual você não sabe o nome? Neste site, basta você subir essa imagem e o algoritmo se encarrega de encontrar a correspondência mais parecida que tiver em seu banco de dados. O download gratuito de diversas tipografias também está disponível.

 

DaFont: http://www.dafont.com/

Porque tudo que é grátis é maravilhoso, certo? O Dafont é um site muito qualificado, com fontes gratuitas para baixar e usar à vontade. Uma ferramenta bacana dele é o campo de “preview”, onde você pode digitar o texto que deseja testar e já verificar se a tipografia que conquistou seu coração tem todos os caracteres que você deseja - principalmente acentos ou números.

 

Bancos de Imagem

Nesse mundo em que o impacto visual é muito importante, separamos alguns bancos de imagem gratuitos para escolher uma foto quando a grana estiver curta. Apenas lembre-se sempre de creditar o autor!

Free Images: http://pt.freeimages.com/

Unplash: http://unsplash.com

Visual Hunt: http://visualhunt.com/

MorgueFile: http://morguefile.com/

RGB Stock: http://www.rgbstock.com/

StockVault: http://www.stockvault.net/

Pexels: http://www.pexels.com/

 

Inspiração

Dribbble: https://dribbble.com/

Essa rede social para criativos é perfeito para encontrar referências de fotos, tipografias, ilustrações, logotipos, mockups… Enquanto as estrelas do design expõe suas obras, também há um espaço para divulgação de vagas e jobs. Vale a pena conferir.

 

Vimeo: www.vimeo.com

O site é uma plataforma para upload de vídeos que concorre com o YouTube e tem a seu favor o caráter social, propício para a criação de grupos e álbuns de reprodução de forma mais democrática do que os canais do gigante da Google. Outra vantagem é que ele não exibe anúncios antes, durante ou depois da exibição dos vídeos, apenas em banners laterais dos usuários gratuitos - quem contrata algum plano tem a opção de remover a publicidade. Outros recursos para assinantes são nas métricas, que permitem acesso a relatórios personalizados, customização e integração com o Google Analytics.

Por isso mesmo, o Vimeo traz uma variedade mais refinada de vídeos, com qualidade profissional e de pessoas ligadas à criação. Uma ótima fonte de inspiração.

 

Mão na roda

Graphic burger: http://graphicburger.com/

Criado por Raul Taciu, designer romeno, o site reúne mockups de todos os tipos, ícones, fontes, templates para apresentações e texturas para download gratuito, em sua maioria.

 

The Noun Project: https://thenounproject.com/

Mundialmente conhecido e com investidores de peso apoiando o projeto, o Noun é um site perfeito para encontrar quaisquer símbolos que você precise usar. A política pede que a fonte seja sempre citada caso você faça o download gratuito, ou pague uma quantia para usar sem creditar o autor. E você pode ser um colaborador também - eles têm um guia bem detalhado para quem quiser contribuir.

 

Freepik: http://www.freepik.com/

Se você ainda não conhece este site, vai ser amor à primeira vista. O Freepik é uma plataforma de vetores, PSDs e ícones que podem ser baixados gratuitamente, e também oferece a opção de assinatura, para liberar todo o acervo para o usuário. A empresa também é dona do flaticon.com, que oferece inúmeros vetores gráficos de ícones, com a mesma qualidade e no mesmo modelo comercial.

 

FreeSound: http://freesound.org/

Quem edita vinhetas ou vídeos comerciais sabe a dificuldade que pode ser a busca pela trilha-sonora perfeita - e gratuita. O Freesound está aí para facilitar sua vida! Ele disponibiliza efeitos sonoros e algumas músicas para download gratuito, mediante cadastro. Simples e fácil!

 

ColourLovers: http://www.colourlovers.com/

Um site para você se inspirar com paletas de cores feitas por designers do mundo inteiro e colaborar com as que você fizer.

 

WeTransfer: https://www.wetransfer.com

Se nem fotos no celular são fáceis de anexar por e-mail hoje em dia, que dirá os projetos lindos e inovadores que os designers desenvolvem! Para facilitar a troca de arquivos ou enviar o material para o cliente, recomendamos o WeTransfer - ferramenta gratuita de upload de arquivos na nuvem, bastante intuitivo, onde você pode informar os destinatários que receberão o link do download por e-mail. No plano gratuito, são 2gb por vez que expiram após uma semana, enquanto no premium você pode subir até 20gb, aumentar o tempo de armazenagem para até um mês e incluir uma solicitação de senha para baixar o arquivo.


Tem outro site que você usa todos os dias e quer indicar para seus colegas? Conta pra gente pelos comentários. =)

Até mais!