CoworkingPOR PONTO URBANOPUBLICADO EM 22/11/2017

Reflexões para o fim do ano

O fim do ano é um momento propício para avaliar erros e acertos, e ajustar o leme do crescimento de sua empresa Uma poesia de Carlos Drummond de Andrade chamada “Receita de Ano Novo” traz, em sua estrofe final, uma reflexão bastante pertinente e certeira sobre o que realmente é preciso fazer para ver os meses se desdobrarem de forma diferente do que vinha acontecendo. Ela diz:

“Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo.
Eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre”.

 

Não adianta encher listas de resoluções e apenas torcer para que a virada de ano faça um milagre de mudança, se cada um nós não fizer a parte da ação. Isso vale para a vida como um todo. É importante olhar para o que foi feito, avaliar erros, acertos e pensar em qual direção será tomada a seguir. E este momento de encerrar ciclos que é o fim do ano costuma ser marcado por essas reflexões.


Enquanto na vida pessoal as resoluções de quase todos passam pela qualidade de vida com emagrecimento ou a inclusão de uma atividade física na rotina (principalmente para quem mora em São Paulo e vive a loucura de uma cidade cosmopolita cheia de oportunidades e que nunca dorme), a vida profissional de autônomos, freelancers e empresários também costuma focar na adoção de hábitos mais saudáveis, porém na vida financeira.

Segundo uma pesquisa feita pela FGV em parceria com o Sebrae, um terço das empresas fecha as portas em menos de dois anos por falta de gestão nessa área. Com a ajuda destes dois órgãos e também da Endeavor, preparamos algumas dicas para ajudar você a ter um norte na hora de avaliar a saúde financeira de sua empresa e começar 2018 com as contas em ordem e prontas para crescer!


Faça um balanço

Analise os seus números do ano todo e veja o que entrou, o que saiu, quais foram as melhores negociações e o seu desempenho neste ano, mês a mês. Vale consultar um especialista em contabilidade, caso você não tenha uma empresa cuidando disso. Dê atenção à sua lista de fornecedores, seus custos fixos e questione-se o que é de fato importante e o que pode ser mudado. Se você tiver um escritório próprio, por exemplo, é um bom momento para avaliar se esta é a melhor opção, ou se um coworking atenderia às suas necessidades. Na Ponto Urbano, estamos com uma promoção de fim de ano para a contratação de planos anuais ou semestrais, em que você pode ganhar até dois meses de uso grátis - fale com nosso comercial clicando aqui.
 

Estabeleça metas

Agora que você percebeu como estão suas finanças, aproveite a clareza dos números para pensar nas suas metas para o próximo ano, o que precisa ser feito de novo e o que pode ser cortado para chegar a estes objetivos. Faça um planejamento anual e deixe em um local fácil de ser visualizado, e reveja as estratégias ao fim de cada mês, fazendo alterações quando necessário. Este também é um bom momento para pensar em novos parceiros, serviços ou produtos.
 

Revise os preços

É uma prática bastante comum realizar revisões em tabelas de preços na virada do ano. Use este momento para isso. Estude seus concorrentes, leia sobre a economia do país, como estão as taxas de juros e inflação, pesquise como isso se aplica para o seu negócio (de novo, vale a pena consultar um especialista, caso você não entenda muito do assunto), e monte sua nova tabela. Ofereça aos clientes ativos a oportunidade de renovar o contrato pelo valor do ano corrente - essa é uma ótima oportunidade de garantir que o ano vire com algumas garantias de pagamento.
 

Avalie o marketing

Fazer uma campanha no início do ano pode ser um bom gatilho para revisar seu posicionamento e atacar novos clientes. Use essa época do ano para ter insights sobre o que deu certo e o que pode ser útil em uma estratégia de divulgação, se o seu público está bem definido e qual é a sua verba disponível para propaganda. Consulte agências e peça orçamentos, para poder preparar seu controle de custos contando com esta ação.


Busque conhecimento

Talvez seja bastante difícil incluir um horário de estudos na sua rotina já tão corrida, mas este é um ponto fundamental. Conhecer o mercado, as novas ferramentas, o que existe de eficiente no mercado de gestão de negócios e de finanças é um diferencial obrigatório para quem quer empreender com mais segurança. Invista um pouco de seu tempo de lazer para fazer um curso ou ler sobre a economia, sobre cases de sucesso e outros temas que tragam mais experiência para seu repertório. A Endeavor, o Sebrae e a FGV têm cursos gratuitos sobre gestão, finanças e outras áreas que podem beneficiar você e lhe indicar um caminho a seguir com seus aprimoramentos no próximo ano.

Com tudo isso feito, pode pular sete ondinhas, guardar sementes de romã, acender vela ou qualquer outra simpatia que você quiser para dar sorte: com planejamento e controle, os ventos do sucesso ficam muito mais favoráveis.


Para ajudar você a melhorar sua saúde financeira, a Ponto Urbano preparou uma promoção imperdível:

• Ao contratar qualquer plano de coworking ou sala privativa, novembro e dezembro são por nossa conta, para planos a partir de 160h com contratação semestral
• Descontos adicionais para unidades selecionadas.

Vem para a Ponto Urbano! Converse com nossa área comercial e receba sua proposta, clicando aqui.