Cresça seu negócioPOR PONTO URBANOPUBLICADO EM 10/10/2017

Dicas para o sucesso

Você já pensou o que pessoas de sucesso têm em comum? Confira e inspire-se!

De histórias de sucesso a internet está cheia. Pessoas que, finalmente, após anos de dedicação e talvez até alguns fracassos na bagagem, chegaram a um patamar sólido em suas empresas, seja no papel de fundador, CEO ou especialista em sua área de atuação.

Aprendemos muito com elas a cada entrevista, querendo captar um pouco da linha de raciocínio que levou a decisões acertadas, absorver a criatividade para resolução de problemas, ganhar motivação para seguir com nossos projetos - principalmente em épocas de mais dificuldade! E já entendemos que não há milagre. Para empreendedores, autônomos e amantes da inovação, o verbo “falir” já virou sinônimo de “experiência”, e sabe-se que por trás de um grande triunfo, há muito suor e noites de sono viradas trabalhando.

Mas será que a rotina dessas pessoas bem-sucedidas é só trabalho? A Entrepeneur, uma das revistas sobre empreendedorismo mais famosas do mundo, fez um levantamento com estas figuras admiráveis e descobriu alguns pontos interessantes sobre hábitos matinais que podem contribuir - e muito - com a ascensão ao sucesso e a sua permanência nesse lugar que não tem forma definida, mas onde todo mundo quer chegar.

Quer experimentar? Então prepare-se para adiantar seu alarme e tome nota!

 

Levante-se com o sol - ou até um pouco antes dele

Um hábito já bastante conhecido por ser prática de CEOs poderosos no mundo inteiro deve ter uma razão de ser, certo? Com uma vida já muito ocupada durante as horas em que o mundo dos negócios chama para decisões e informações, as horas da manhã são a chance de viver um pouco na própria companhia, e só. Ajustar o corpo para levantar uma ou duas horas antes do seu horário comum para fazer o que você quiser é um presente que vale o sacrifício.

 

Siga um ritual positivo

Existe um livro chamado “The Miracle Morning”, de Hal Elrod, que propõe um ritual de atitudes positivas para ajudar cada um a enfrentar mais um dia:

  • Momento de silêncio: separe alguns minutos para meditar. Observe seu corpo acordando, sua respiração, a paz de estar presente em sua consciência.
  • Momento de afirmações: escolha frases motivadoras, como “algo muito bom acontecerá comigo hoje”, “meu corpo está em paz, minha mente está em paz, eu estou em paz”, ou qualquer afirmação que faça sentido e inspire você a dar o seu melhor neste dia. Dizer em voz alta costuma ser mais efetivo.
  • Momento de visualizações: com essa energia positiva recarregada, feche novamente os olhos e veja, na sua tela cerebral, seus objetivos e como você pretende chegar mais perto dele hoje. Esse ensaio mental pode trazer muitas inspirações e reduzir a ansiedade sobre algum aspecto específico.
  • Momento de escrever: incentivando o uso de um diário, o autor sugere que você escreva, diariamente, suas gratidões, as conquistas das quais você tem orgulho e os seus compromissos pessoais para o dia.
  • Momento de leitura: notícias relevantes, alguma crônica, coluna de opinião ou o livro que você já estiver lendo, tanto faz. O importante é separar alguns minutos para a leitura de algo. Ler, como já falamos neste outro post, dá uma mãozinha para a sua criatividade, melhora seu raciocínio, entre outros benefícios.
  • Momento de exercício: aqui, vale até fazer polichinelos no corredor por um curto período de tempo. Para o autor, até mesmo um minuto de atividade faz diferença para o seu dia. O importante é fazer algo! Não encontre desculpas. Mexa-se, deixe seu coração acordar feliz, acelerando os batimentos e oxigenando as células do seu corpo.

Essa ordem você pode mudar, caso prefira. =)

 

Avançar em um projeto pessoal

Pela manhã, sem ligações, grupos de whatsapp apitando, e-mails com requisições imediatas chegando ou as obrigações familiares do pós-expediente… talvez seja a única hora do dia para você se dedicar a algum projeto pessoal que queira desenvolver. Escrever um livro, construir uma casinha para seu cachorro, preparar a marmita para alguns dias, cuidar de seu jardim ou programar uma solução tecnológica são apenas alguns exemplos do que é possível fazer por uma hora de manhã, quando você ainda está com a cabeça fresca e sem tantas interrupções.

 

Arrume sua cama

Na tradição budista, existe uma consciência bastante forte de que toda pessoa, por mais importante que seja seu cargo, tem deveres para com a limpeza e a organização do ambiente onde vive, estuda, trabalha. Nos monastérios, todos os dias a comunidade se reúne para realizar pequenas tarefas que, ao combinadas, contribuem muito para o bem-estar geral e não sobrecarregam os demais. É um momento de dedicação manual que tem o objetivo de nos lembrar a importância do serviço, incentivar a humildade e permitir a sensação de prazer ao concluir algo que é entediante ou chato de fazer, mas foi feito com boa vontade. Arrumar a sua cama pode ser esse momento para você. Faça o teste.

 

Tome um ótimo café da manhã e um copo d’água!

Nosso corpo é uma máquina que precisa ser nutrida diariamente, da melhor forma possível. Existem muitos estudos sobre o que é bom e o que é mau para seu corpo, mas uma coisa é certa: alimentar-se de forma natural e variada em todas as refeições é a chave para uma boa e longeva vida. Começar o dia preocupado com a hidratação e comendo alimentos nutritivos é o primeiro passo para tornar a saúde a sua prioridade zero. Converse com um profissional de nutrição e ajuste seu plano alimentar. Você vai perceber mudanças reais na sua performance após poucos dias.


E você, tem algum ritual para compartilhar? Escreve pra gente!
Até a próxima!