Cresça seu negócioPOR PONTO URBANOPUBLICADO EM 01/12/2017

Aprender para empreender

Ponto Urbano

Você já se deu conta de quantas funções um empreendedor precisa dominar, ou pelo menos conhecer e saber que existem, para que seu negócio saia do papel, cresça e prospere? São noções de economia, finanças, contabilidade, recursos humanos, inteligência emocional, liderança, vendas, isso sem contar as habilidades técnicas específicas para entregar seus produtos e serviços.

A lista é longa, porém muitas vezes é realizada por uma só pessoa - o fundador do negócio, que pode ser autônomo ou um pequeno empresário em início das operações e sem muito capital de giro ou até mesmo volume de operações que justifiquem contratar especialistas no assunto.

E é claro que é possível contratar prestadores de serviços para dar conta de algumas demandas, mas a verdade é que muitos empreendedores do seu círculo provavelmente estão em constante processo de aprendizado. Segundo Valeria Guerra, especialista no tema e autora do curso de Empreendedorismo da WeeGet Academy, quando se abre o próprio negócio, inicia-se um novo período de decisões, desafios e dificuldades para o empreendedor, que precisam ser trabalhadas.

“É fundamental buscar o aperfeiçoamento constante para sanar dúvidas, aprender as melhores práticas de gestão empresarial e financeira e, ainda, conhecer boas práticas de formulação de um plano de negócios saudável”, afirma Guerra.

E mesmo nos casos em que o empreendedor opta por contratar uma empresa ou funcionário, a autora lembra que é importante ter ao menos uma ideia do que se está solicitando, para ganhar poder de negociação. “Mesmo que você contrate alguém com conhecimento e experiência na função, é importante conhecer as macro atividades que deverão ser desenvolvidas por este profissional ou empresa, para que, assim, as expectativas quanto às entregas e ações sejam preservadas, evitando conflitos desnecessários”, orienta.

Perfil de empreendedor

Perguntamos à Guerra quais características ela considera essenciais para uma pessoa ter sucesso em sua empreitada no mundo dos negócios. Ela respondeu:

  • Características pessoais como liderança, inteligência emocional, autoconhecimento, proatividade e conhecimento técnico são indispensáveis para o sucesso ou insucesso do empreendedor. As pessoas são os elementos principais e centrais em qualquer iniciativa empresarial, e é preciso saber lidar com elas para se dar bem.
  • Elaborar cenários e criar visões parciais do futuro são boas técnicas para limitar o conjunto de circunstâncias que podem vir a ocorrer.
  • Ter estratégia e planejamento são conhecimentos que devem ser adquiridos ao longo da jornada empreendedora.

 

Confira agora a lista de cursos que podem ajudar você na sua escalada rumo ao sucesso:

 

Empreendedorismo | Desenvolvendo Negócios Inovadores usando Canvas

https://weeget.com.br/course/59/empreendedorismo/

 

Gestão de Projetos (USP) | Project Management Body of Knowledge (PMBoK) e Gestão Ágil de Projetos

https://veduca.org/p/gestao-de-projetos

 

Fundamentos de Administração (USP) | Conhecer as diferentes funções do administrador

https://veduca.org/p/fundamentos-de-administracao

 

Gestão de Desenvolvimento de Produtos e Serviços (USP) | Como tirar a sua ideia do papel e colocá-la em prática?

https://veduca.org/p/gestao-de-desenvolvimento-de-produtos-e-servicos

 

Gestão da Inovação (USP) | Inovação incremental, inovação radical e gestão de incertezas

https://veduca.org/p/gestao-da-inovacao

 

Liderança (USP) | Gestão de pessoas e do conhecimento para inovação

https://veduca.org/p/lideranca-gestao-de-pessoas-e-do-conhecimento-para-inovacao

 

Endeavor

https://endeavor.org.br/cursos/